MVD é uma degeneração da válvula mitral do coração, um dos quatro conjuntos de válvulas no coração de um cão. A válvula não fecha completamente após cada ação de bombagem, o que permite que o fluxo do sangue retorne.
Cerca de 10% de todos os cães sofrem de alguma forma de doença cardíaca. A doença da valva mitral é a doença cardíaca mais comum em cães mais velhos de todas as raças. No entanto, em Cavalier King Charles Spaniel, a prevalência da MVD é cerca de 20 vezes maior do que em outras raças. Também com os Cavaliers, o início da doença é frequentemente muito mais cedo na vida do cão.
Com a progressão da MVD, os primeiros sintomas que podem ocorrer são a intolerância ao exercício, falta de ar, tosse, um abdômen distendido, falta de apetite, inquietação à noite, perda de peso, e desmaios.
Os Cavaliers devem ser examinados anualmente por um médico veterinário através da auscultação, se houver qualquer suspeita, é recomendável procurar um especialista na área e outros exames complementares devem ser feitos para confirmar a MVD.